segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

'Não há no mundo' sistema mais
moderno que o brasileiro




Edison Lobão é um fanfarrão



O “cara” não entende do assunto e ainda quer dar aula. E foi em tom de aula que o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, resolveu explicar na sexta-feira passada que uma falha no circuito eletrônico da subestação Luiz Gonzaga, no município de Jatobá, em Pernambuco, foi a "causa provável" do apagão na região Nordeste.

Como bom “governista”, Lobão já começou a conversa negando que tenha ocorrido sobrecarga do sistema. "Não há no mundo nada mais moderno que o sistema [elétrico] brasileiro", disse Lobão, na maior cara-de-pau. E para completar a justificativa da falha e disse ainda: “O sistema é bom, mas tem falhas".

Depois tentou justificar a falha, quando um componente eletrônico - a cartela - que faz parte do sistema de proteção da subestação deu pane. E lógico, que como consequência da pane, a subestação foi desligada, atingindo os sistemas das usinas de Xingó, Paulo Afonso e Luiz Gonzaga. "O sistema inteiro acabou se desligando como autoproteção", afirmou Lobão.

O certo disso tudo é que a pane atingiu Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Sergipe, Piauí e Rio Grande do Norte na noite de quinta-feira e início da madrugada desta sexta. E como se fosse tudo normal ele falou que "esses estados ficaram isolados do sistema". O fornecimento de energia foi retomado durante a madrugada. Em Alagoas, isso ocorreu perto das 5h de sexta-feira.

O ministro disse que já conversou com a presidente Dilma Rousseff a respeito do apagão no Nordeste. "Falei com ela, dando notícia do que tinha acontecido. Ela fez perguntas, pois conhece como o sistema funciona, e determinou que eu tomasse todas as providências".

Mas como apagão é coisa do passado, qual será hoje o nome dessa falha petista?

Nenhum comentário:

Postar um comentário