segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Belo monte será uma tragédia


Palafitas que serão retiradas após a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu. Altamira, Pará - Foto: DIDA SAMPAIO



“Em defesa dos rios e dos ribeirinhos da Amazônia”. Este até poderia ser o nome de um filme que estamos assistindo no Brasil. Foi mais ou menos por isso que o presidente do IBAMA se demitiu e se existe um culpado por isso, este não é outro que não seja o ministro Edison Lobão. A demissão aconteceu por causa desta pressão que Lobão faz para obter a autorização da licença ambiental de um projeto que especialistas consideram um completo desastre ecológico: o Complexo Hidrelétrico de Belo Monte. A mega usina de Belo Monte, para ser construída, irá cavar um buraco maior que o Canal do Panamá no coração da Amazônia, alagando uma área imensa de floresta e expulsando milhares de indígenas da região. As empresas que irão lucrar com a barragem estão tentando atropelar as leis ambientais para começar as obras em poucas semanas e lógico, Lobão tem pressa de “arrumar mais algum”.

Esta mudança na Presidência do IBAMA poderá abrir caminho para a concessão da licença, a não ser que alguém de início urgentemente a uma manifestação, fato que poderá marcar uma virada nesta história.

“Por tanto, Vamos aproveitar a oportunidade para dar uma escolha para a Presidente Dilma no seu pouco tempo de Presidência: chegou a hora de colocar as pessoas e o planeta em primeiro lugar. Assine a petição de emergência para Dilma parar Belo Monte. Ela será entregue em Brasília, quando conseguirmos 150.000 assinaturas”.

Este é o pedido de socorro que Ben, Graziela, Alice, Ricken, Rewan e toda a equipe da Avaaz está fazendo a todas as pessoas que estão pensando no bem dos seres vivos e no planeta.

E nós estamos com eles. Vamos à luta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário