quinta-feira, 20 de janeiro de 2011



SÃO SEBASTIÃO
PADROEIRO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO



São Sebastião é a cidade mais antiga do Litoral Norte. Antes da colonização portuguesa, a região de São Sebastião era ocupada por índios Tupinambás ao norte e Tupiniquins ao sul, sendo a Serra de Boiçucanga, a 30 km ao sul de São Sebastião, uma divisa natural das terras das tribos. O município recebeu este nome em homenagem ao santo do dia em que passou ao largo da Ilha de São Sebastião, hoje Ilhabela, a expedição de Américo Vespúcio, no dia 20 de janeiro de 1502.

Um santo muito popular, ele é também padroeiro do Rio de Janeiro, dando seu nome à cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Reza a lenda que, na batalha final que expulsou os franceses que ocupavam o Rio, São Sebastião foi visto de espada na mão entre os portugueses, mamelucos e índios, lutando contra os franceses calvinistas.

Além disso, o dia da batalha coincidiu com o dia do santo, celebrado em 20 de janeiro. São Sebastião é o protetor da Humanidade contra a fome, a peste e a guerra.

E agora só nos reste pedir para que ele olhe por todo o estado do Rio. Precisamos muito da sua força para ultrapassarmos este momento de tanta desolação.
Salve São Sebastião!

Nenhum comentário:

Postar um comentário