sexta-feira, 21 de janeiro de 2011



Doe Sangue e salve vidas
Rua Frei Caneca, 8 – Centro
Rio de Janeiro
Tel 21 22999442








Pedro Simon está “a perigo”


Gerson Tavares



A discussão do momento é a grana que os ex-governadores estão ganhando dos cofres públicos sem fazer nada. E entre os “ex” encontramos o Pedro Simon que para não perder sua fama de “homem sério”, falou que só pediu o benefício porque está em uma fase muito difícil em sua vida.

Pedro Simon é conhecido pelos discursos contundentes em defesa da moralidade pública e até bem pouco tempo ele, com seu 80 anos de vida, renunciou a quase todos os benefícios que fossem acrescer aos seus salários ao longo de sua vida pública.

Só que agora em novembro passado, ele resolveu pedir o benefício da aposentadoria de ex-governador do Rio Grande do Sul, 20 anos depois de ter adquirido o direito, e foi aí que ele passou a receber R$ 24,1 mil mensais e, lógico, além do subsídio de senador.

E para não ficar como um usurpador, Simon resolveu dar uma explicação e em entrevista ao jornal “O Estado de São Paulo”, explicou o motivo de sua atitude: “Eu poderia ter recebido todo esse tempo. Também teria direito à aposentadoria de deputado, que não recebo. E não retirei o equivalente a R$ 1,4 milhão de verbas de passagens ao longo de meus mandatos de senador. Recebia R$ 10 mil por mês. Estava em fase difícil e fiz o pedido. Aí, para a minha surpresa, os senadores deram o aumento. Mas eu não compareci (à votação) porque era contrário. Não posso ver minha mulher e filhos olhando os vizinhos viajando pelo mundo e nós não tendo como nos sustentar. Durante os 20 anos ninguém ligava para perguntar os motivos de eu não receber verba de ex-governador, de ex-deputado, de representação. Não mudei meus princípios. Eu até vivia com R$ 10 mil, mas mulher e filho?”.

E o Pedrão poderia ter parado por aí que, para mim, já estava caracterizada a sua ganância, mas ele não se deu por contente e pisou fundo: “Acho que o povo vai ter algumas preocupações em entender. Não tenho nem casa própria, pois passei para os filhos (são três). Se dependesse só de mim, eu não recebia. Mas eu nunca quis ser símbolo. Reconheço que sou apontado como isso”. Pelo que entendi o Simon não tem nada, mas tudo que seria seu ele já colocou nos nomes dos filhos. Esperto esse senador.

Mas como estamos gostando das explicações do digno representante do Rio Grande do Sul, vamos reproduzir uma das perguntas que foram feitas pelo jornalista para conhecermos a verdadeira “face” do Pedro Simon:- jornalista: ”O que o senhor acha da ação da OAB, que quer cassar o benefício?”- Pedro Simon: “Acho que a OAB vai ganhar. É porque agora estou entre os beneficiados. Sou pé-frio. Nasci para ser franciscano”.

Gente de Deus. Depois dessa eu não poderia mais esconder o que estou pensando do senador gaúcho. O Pedro Simon é tão crápula quanto qualquer outro político “safardana” que está aí, no cenário brasileiro. Mas como tudo que é desgraça acaba com um pouco de humor, Pedro Simon me lembrou a piada dos dois irmãos, um pessimista ao extremo e o outro otimista como ninguém. Dia de Natal, o garotinho pessimista chegou na sala de estar onde estava a família reunida, e com uma bicicleta linda choramingava: "Agora vejam vocês... o papai Noel deixou essa bicicleta para mim... e agora? Como vou brincar com meus colegas na rua?... eles vão querer andar, se eu não deixar eles vão me bater... podem até quebrar minha bicicletinha..." E foi aí que o irmão otimista veio correndo do quarto e entrando na sala com uma lata de estrume nas mãos gritava: "Alguém viu meu cavalo?"

É este Simon é igual a todos. Silvio Brito, pelo amor de Deus, “Pare o mundo que eu quero descer!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário